quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Encerramento PEV/ 2010 em Guarapari - ES


Em 07 de dezembro as escolas do PEV no Espírito Santo vivenciaram um momento de reconhecimento e de troca das experiências criadas e estimuladas durante o ano de 2010. As escolas do programa puderam celebrar os saberes e fazeres vivenciados durante esses anos de parceria com o programa.

A Escola Maria Veloso Calmon, localizada em Guarapari-ES, que realizou nesse ano o percurso I, recebeu muito bem as escolas, parceiros, famílias e voluntários do programa para o evento de encerramento do PEV em 2010. Na entrada da escola pudemos vislumbrar o trabalho artístico, desenho que buscou retomar as lembranças de uma infância de cores vibrantes e alegres, retratando a inspiração das obras de Romero Britto, artista pernambucano. O trabalho artístico foi desenvolvido por alunas do 9º ano, na tarefa Reversão de papéis da Gincana Caminhando Juntos. Todo o processo de aprendizado e troca que se deu durante a construção desse trabalho artístico foi relatado pela professora Tatiana Rigo, pilar do PEV na Escola, que com uma fala muito emocionada chegou a contagiar todos os que ali estavam .

O evento contou com o trabalho voluntário do funcionário da Secretaria de Educação de Guarapari, Cleber, como cerimonialista do evento.

Na abertura os participantes puderam prestigiar a apresentação de alunos de escolas municipais de Guarapari que compõem a Orquestra de Violões Municipal. Sua performance e simpatia envolveu e contagiou a todos.

Inicialmente a diretora da escola anfitriã, a Professora Marluce Noêmia dos Santos Rodrigues, agradeceu por estarmos realizando o evento na escola e manifestou seu contentamento pela parceria com o PEV, pois já em seu primeiro ano foi possível perceber grandes feitos.

A Superintendente da Fundação Otacílio Coser, Ana Beatriz Lorch Roth, agradeceu aos parceiros da comunidade educativa, as escolas, famílias e voluntários, falou do programa e suas conquistas alcançadas ao longo de 2010, das perspectivas e novas parcerias que já estão sendo traçadas para 2011.

A fala da Letícia Regina, representante da Senhora Jacinta Meriguete, Secretária de Educação do Município de Guarapari, relembrou bem o inicio do programa em 2007 no Espírito Santo, da atuação e parceria da secretaria que se perpetua até hoje.

Os educadores pilares, alunos, reporteens, voluntários e parceiros contaram sobre a troca de saberes e fazeres vivenciados pelo programa. Fizeram apresentação das tarefas da Gincana Caminhando Juntos, com dança, teatro e músicas. O evento contou com a presença de alunos e professores da escola de Vila Velha - Padre Humberto Piacente, das escolas de Guarapari do Percurso I - Escola Maria Veloso Calmon e Escola Darcy Ribeiro e escolas do Percurso II – Escola João Batista Celestino, Escola Marinalva Galvão, Escola Francisco Araujo e Escola Campo Grande.

Em reconhecimento às atividades desenvolvidas no programa em 2010, as escolas receberam pelo empenho e dedicação o Kit reporteen (bolsa personalizada com câmera fotográfica digital, pendrive, webcam, bloco de notas, caneta e lápis), a ser utilizado nas atividades do programa no próximo ano.

O evento contou com um espetáculo de apresentação cultural da escola convidada Deolinda Lage, de Conceição da Barra, que retratou a história dos quilombolas da comunidade de Santana, originária de Quilombo, negro Rugerio, localizada na área urbana. A apresentação da escola Deolinda Lage celebrou ainda a parceria do PEV com a FIBRIA e o INSTITUTO VOTORANTIN que se dará em 2011 com a adesão da escola já confirmada.

A mediadora da Oficina de Ideias, Cenise Monte Vicente, realizou a Avaliação Coletiva e entrega dos certificados.

Além da presença da Secretaria de Educação de Guarapari, estiverem presentes outros atuais e futuros parceiros, que deram seus depoimentos sobre o programa: Rachel Coser do Grupo Coimex/Fundação Otacílio Coser; Amanda Figueiredo da Rodosol; Amanda Silva Venturote da CPVV; Adélia Augusta, Secretária de Educação de Conceição da Barra; Ane Teixeira Barbosa da Fibria e Instituto Votorantim; Juliana do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha; Representante da Secretaria de Educação da Serra e Claudia do Hospital Evangélico.

Veja as fotos do evento:



2 comentários:

Tatiana Rigo disse...

Trabalhar com pessoas que se preocupam com a educação das crianças, respeitando as diferenças. É muito gratificante.
Um feliz natal!!!!!!! Para todos.
Tatiana Rigo

Anônimo disse...

Necessitamos de pessoas com interesse em projetos em educação. Só assim as escolas começam a fazer diferença!
Feliz Natal!
Feliz 2011! Feliz PEV!
Imaculada Galvão.