terça-feira, 30 de novembro de 2010

Convite

Convidamos você a participar da festa de encerramento da Gincana "Caminhando Juntos" e Projeto piloto "Minha Escola, Minha Comunidade" em 04/12/2010 em São Paulo e 07/12/2010 no Espírito Santo.

São Paulo
(clique na imagem para ampliar)



Espírito Santo
(clique na imagem para ampliar)




segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A gincana na Escola João Batista Celestino

O percurso II na EMEIEF João Batista Celestino, de Guarapari, começou a partir de uma reunião com os pais e comunidade para falar sobre o PEV . O próximo passo foi selecionar os reporteens utilizando alguns critérios como por exemplo a maior aptidão, desembaraço para falar. Os alunos selecionados de 3º, 4º e 5º anos foram a campo e fizeram um levantamento de voluntários e parceiros potenciais. Eles tiveram um encontro com a jornalista Adriana Moreira do Jornal "Folha da Cidade" para aprender como fazer uma reportagem. E a partir daí começaram a desenvolver as tarefas da gincana.

Reporteens, comunidade escolar e parceiros transformaram as tarefas da gincana em um movimento de grande construção na escola que ouviu pessoas, descobriu possibilidades, aflorou talentos, revelou o fazer solidário, onde todos puderam aprender e ensinar.

Saiba tudo o que aconteceu na gincana, os detalhes de cada tarefa, quem são os reporteens, os voluntários e  conheça o jornal que eles criaram, visitando o blog da escola:






PARABÉNS PESSOAL!


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A gincana chega ao fim na Escola Porphyrio da Paz

Parabéns Porphyrio da Paz! A realização de todas as tarefas foi um sucesso. Confira o relato que a coordenadora Daiane nos enviou.

“Realizamos no dia 23 de outubro uma atividade interativa para culminância dos trabalhos desenvolvidos na gincana 2010. Esse dia foi especial por que contou com a presença dos pais e da comunidade, que vieram prestigiar a exposição dos trabalhos e as apresentações culturais.


Nossa escola tem parceiros

A escola conta com voluntários ativos que vestem a camisa da escola.

Temos parceiros que desenvolvem atividades esportivas com os alunos através de uma escolinha de futebol.

Os pais durante a gincana e no decorrer do ano desenvolveram oficinas de sabão, pães , EVA e participaram do plano de ação 2010.

Juventude presente

Os alunos organizaram um labirinto de poemas, elaborados por eles mesmos e confeccionaram lembrancinhas com tirinhas ressaltando a importância da sustentabilidade e do voluntariado.

a) As atividades desenvolvidas foram expostas nos murais da escola, a descrição das atividades com mensagens foram enviadas constantemente para os pais.

b) Temos na unidade uma professora chinesa, a mesma vivenciou e vivencia diariamente com a comunidade escolar a linguagem e os costumes do seu país.

Tivemos para o Ens. Médio uma palestra com uma universitária de Cuba. Os reporteens registraram e evidenciaram para toda comunidade escolar.


Família Aprendiz

Realizamos com os pais uma sondagem, os mesmo foram convidados a colabora nas oficinas que ocorreram no dia 23/10. Os alunos realizaram diversas entrevistas com os pais e a comunidade resgatando a história da comunidade.

A escola conta com a educação de jovens e adultos, os mesmos ajudaram na confecção e organização das atividades desenvolvidas no dia 23/10.

Ensinar é arte

a- apresentações culturais: teatro- Sitio do pica pau amarelo, diversas danças e apresentações musicais.

b- Através do projeto da escola relacionamos o tema sustentabilidade e confeccionamos com os alunos arte com recicláveis cujo o tema era o que você faz com o lixo, os alunos confeccionaram brinquedos, quadros etc. com material reciclado.


Nosso maior gol

Nosso maior gol de 2010 foi o projeto de leitura , esse tem como objetivo principal cultuar o hábito de leitura na escola e em casa.

Observamos que após o inicio do projeto os alunos se sentiram estimulados a ler, começaram a pegar gibis, livros e outros para prosseguir a leitura em casa.

As atividades de sustentabilidade também evidenciaram uma melhor consciência em relação ao meio ambiente.

Ano novo, nova caminhada

Para 2011 queremos intensificar o voluntariado na nossa escola.

Pretendemos organizar em 2011 um jornal mensal onde postaremos noticias e matérias do bairro e da escola.

Mobilizaremos a comunidade realizando palestras, festas e exposições culturais, oficinas etc; engajando-os e convidando-os a vestir a camisa da escola.

Pretendemos em 2011 intensificar a leitura, escrita e a consciência ambiental, entendemos que esse é o nosso maior objetivo, esperamos que a gincana de 2011 nos auxilie a enfrentar esse desafio, temos nas escolas cada vez mais jovens analfabetos funcionais que são passivos e pouco politizados porque não lêem, não pesquisam não se engajam como cidadãos.

A consciência ambiental é um desafio para nós que estamos a cada dia vendo nosso planeta sofrer com a poluição. Em um bairro onde temos pouco saneamento básico, córregos com lixo exposto, trabalhar esse tema é uma missão tendo em vista que prevenção e a conscientização solucionam problemas que poderão ocasionar no futuro danos maiores."


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Parceria PEV – Amigos da Escola/ Rede Globo

O Pev firmou recentemente uma parceria com o projeto “Amigos da escola” da Rede Globo e juntos estão desenvolvendo um projeto piloto com enfoque na formação dos reporteens.

O tema do projeto piloto é “Minha Escola, Minha Comunidade”. Com isso, a gincana “Caminhando Juntos”, realizada em conjunto com a Fundação Otacílio Coser e a Globo tem o intuito de dinamizar o processo de interação entre escola, pais e comunidade, a fim de fortalecer a educação pública e tornar a escola pólo de referência para a comunidade.

As escolas participantes terão o seguinte desafio: criar meios de comunicação que tragam a família para escola. Para isso em cada escola foi criado um grupo de reporteens que realizarão oficinas na Globo (TV e rádio) a fim de capacitá–los para o cumprimento dessa tarefa. As Oficinas que estão sendo realizadas pelos voluntários da Rede Globo para os reporteens são: Marketing, Orçamento de Projetos, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, Fotografia e Vídeo, Texto e Mídias Sociais.

A finalização desse projeto piloto será dia 04 de dezembro na Escola Estadual Rodrigues Alves, juntamente com as demais escolas de São Paulo, da Gincana “Caminhando Juntos”. As escolas do Espírito Santo terão a festa de finalização no dia 08 de dezembro. Os reporteens e os professores pilares apresentarão um relato de como foi a Gincana em sua escola e logo após terão um encontro de avaliação e troca de experiências.


Escolas que participam do projeto piloto
 PEV - Amigos da Escola:

Escola Estadual Rodrigues Alves

Escola Estadual Eusébio de Paula Marcondes

Escola Estadual Professor Carlos Pasquale

Escola Municipal CEU Feitiço da Vila

Escola Municipal CEU Aricanduva

Escola Estadual Carlos Negrini


Veja as fotos dos workshops desenvolvidos até agora na TV e Rádio Globo






Conheça em nossa página “Reporteens” o conteúdo dos workshops realizados até agora

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

As provas na Escola Marinalva

A EMEF Marinalva Aragão Amorim, de Guarapari, ES, tem desenvolvido um trabalho muito legal nas tarefas da gincana.

A Prova 1 - "Nossa escola tem parceiros" trouxe o Projeto Horta que reuniu alunos e parceiros para cultivar a terra, entender melhor as plantas, os bichinhos e o meio ambiente.
O estudo da Matemática também foi contemplado nesta prova, pois graças aos parceiros, as dificuldades foram trabalhadas para serem superadas e o reforço realizado.

A Prova 2 - "Juventude Presente" mostrou que os jovens organizaram atividades de leitura com o "Cantinho da Leitura". Textos foram produzidos e expostos em murais para a comunidade.
Foram também reconhecidos os saberes de idiomas das pessoas da comunidade, o que resultou em aulas de alemão na escola.

A Prova 4 - "Ensinar é arte" foi desenvolvida com diversas atividades: Oficina de artesanato - confecção de chinelos, "Dança de Salão vai à Escola" e teatro com personagens do folclore brasileiro, entre outras.

Vale a pena destacar o papel dos reporteens acompanhando todas as atividades e fazendo o registro em textos e fotos como podem ser vistas abaixo.




Parabéns pessoal!

Veja também o blog da Escola Marinalva

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A gincana na Escola Campo Grande

Durante o ano de 2010 a Escola M.P.E.F. Campo Grande localizada na zona rural de Guarapari/ES está trabalhando seu Plano de Ação com o percurso 2 da gincana.

Na prova 1, parceiros como o pessoal da Rodosol promoveram o movimento "Abra um sorriso" cuja equipe de dentistas está fazendo o tratamento de prevenção e conscientização com os alunos.

Uma palestra foi feita pela Dra. Marcela e logo depois uma atividade lúdica com os alunos em sala de aula.

A escola está recebendo a visita da Auxiliar de Enfermagem Alcimara que ouve, auxilia as pessoas e marca as visitas médicas a cada bimestre. A Dra. Ivanielze Andrade atende não só os alunos, mas também a toda comunidade.



O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha tem um carinho muito especial com a Escola Campo Grande, sempre ajudando com palestras. Na semana do meio ambiente, os alunos fizeram uma excursão ao parque para o contato com a natureza e assistiram a uma peça teatral para conscientização. Foi uma atividade muito prazerosa!




A prova 4Ensinar é Arte veio mostrar a importância de comemorar as datas e resgatar a cultura da região. Na Semana do Folclore, personagens como o Curupira, a Sereia e o Saci foram temas de histórias que motivaram os alunos do 1º Ano e 2º Ano a fazerem bonecos, fantoches e criar histórias com seu bonecos.



Parabéns a todos!